terça-feira, 25 de maio de 2010
Guarda-Roupas de Isabella Blow vai à leilão na Christie's
Eu sempre quis fazer um post sobre a Isabella Blow e ainda não havia tido uma oportunidade bacana para tal. Aí então em deparo com a notícia de que seu guarda-roupas será leiloado na Christie's, uma das principais casas de leilões de Londres, e decidi fazê-lo.
Isabella é para mim, mais que um ícone de moda, é uma inspiração. Seu estilo excêntrico, sua trajetória e toda sua obra me fascinam. Ela que foi para muitos designers uma fada madrinha, se despediu do mundo em maio de 2007, cometendo suicídio.
A história de Mrs. Blow é bem complicadinha, mas prefiro não me ater aos detalhes que a tornan assim. Nascida em Londres, ela decidiu estudar Arte em Nova York, na Columbia University. Sua vida mudou quando, um ano mais tarde, mudou-se para o Texas e começou a trabalhar com o estilista Guy Laroche. Em 1981 foi apresentada à editora de moda da Vogue America, Anna Wintour, para quem começou a trabalhar como assistente.
Durante sua passagem pela Vogue America, também foi assistente de André Leon Talley. Neste período que viveu em NY, se tornou amiga de nomes como Andy Warhol e Jean-Michel Basquiat. Em 1986 retornou à Londres, trabalhando na revista Tatler com Michael Roberts, atual diretor criativo da Vanity Fair.
O fascínio de Mrs. Blow pelos chapéus tinha uma explicação divertida. De acordo com ela, seu uso servia para afastar as pessoas que se aproximavam para beijá-la e, com a desculpa de que teria que tirar o chapéu, ela os evitava.
Ela conheceu Philip Treacey às vésperas de seu casamento com Dietmar Blow, arquiteto e colecionador de arte. Treacey era responsável pelo vestido de Isabella e a partir de então nunca mais se afastaram.
Alguns de seus estilistas favoritos eram também seus melhores amigos, como é o caso de Alexander McQueen e Treacey, que além de descobrir, foi uma das maiores incentivadoras e cliente. Só para relembrar, Isabella foi quem comprou a coleção completa do primeiro desfile de McQueen, quando ele completava sua graduação na Central Saint Martins. Além de estilistas, Blow foi mentora de modelos e fotógrafos como é o caso de Sophie Dahl, Stella Tenant e Daniel Klajmic.
O leilão em questão irá ocorrer no dia 15 de setembro. Entre as peças, 90 vestidos assinados por McQueen, 60 chapéus de Treacey, sapatos de Manolo Blahnik e algumas peças de John Galliano. Tudo foi organizado pela família de Isabella, que com o valor arrecadado irá quitar dívidas dela com o Estado.
Para acompanhar o evento, a editora Thames & Hudson prepara o lançamento de um livro-tributo que promete aumentar ainda mais o interesse no leilão. Também estão programados mais dois livros sobre a vida de Mrs. Blow ainda para este ano, um será lançado por seu viúvo, Detmar, e o outro por sua asssistente de longa data, Martina Rink.
UPDATE: Conforme me lembrou Luísa Fedrizzi, do blog TRENDS, o designer Philip Treacy está planejando um filme sobre Isabella, e de acordo com o Fashionologie, John Galliano já está confirmado no elenco, atuando no seu próprio papel. Ainda não foi divulgado quem deverá atuar no papel principal. Vamos aguardar!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
viu que parece que o treacy tá querendo fazer um filme dela? postei o link onde li lá no blog.
ResponderExcluirestamos super em sintonia de assuntos - embora tu tenha feito um texto lindo e eu não. ;)
beijo!
Ai ameeei! Revue de mode é cultura! Amei a historia dela com os chapeus! Mto eu...aloka!
ResponderExcluirbjsssss
é uma das pessoas com que gostaria mesmo de ter um dia uma longa conversa :)
ResponderExcluiraposto que ia aprender imenso!! :D
http://sapatosnoar.blogspot.com/
Ommm
ResponderExcluir¡Todo lo que aparece en tu blog tiene un adjetivo solo!
Tétrico.
¡Así que fantástico tu!
Besos