terça-feira, 4 de agosto de 2009

Modelo Naomi Sims morre aos 61 anos

LIFE Magazine - Outubro de 1969
Andy Warhol e Naomi Sims - Interview Magazine (Dezembro de 1972)
Morreu neste sábado, 01 de agosto, aos 61 anos, a modelo americana Naomi Sims, vítima de câncer. Nascida no estado do Mississipi, em março de 1948, Naomi é considerada a primeira modelo negra dos EUA.

Ela foi a primeira afrodescendente a aparecer na capa da revista Fashion of the Times, o suplemento de moda do The New York Times, em 1967. um ano mais tarde foi capa da revista feminina Ladies Home Journal e ganhou reconhecimento internacional ao ser capa da LIFE Magazine em outubro de 1969, quando foi nomeada a "Modelo do Ano".

Aos 13 anos já media 1,77m e no meio dos anos 60 mudou-se de Pittsburgh para Nova York para estudar no FIT (Fashion Institute of Technology). Para poder manter-se posava para ilustradores de moda e daí para a carreira de modelo foi um pulo.

Ela chegou a desfilar para grifes como Teal Traina, Fernando Sánchez, Giorgio di Sant'Angelo, Halston e Bill Blass, além de ser amiga intima de Elsa Peretti e Marina Schiano e estar na vanguarda do movimento que colocaria na passarela e nas revistas outras modelos negras como Pat Cleveland, Alva Chinn e Beverly Johnson.

Apesar de todo o sucesso que alcançava Naomi deixou de lado a carreira de modelo e, em 1973, casou-se com o marchant Michael Alistair Findlay, com o qual viveu até 1991 e teve dois filhos.

Antes de Iman, modelo e esposa de David Bowie, Naomi já fazia incursões pela insdústria de cosméticos, lançando uma linha para de produtos de beleza para a pele e cabelos negros. Ela ainda escreveu alguns livros, incluindo "All About Health & Beauty for the Black Woman" e "How to be a Top Model".
Naomi Sims

Um comentário:

Related Posts with Thumbnails