sexta-feira, 14 de maio de 2010

Model File: Transexuais

Model File: Transexuais
A campanha de inverno da marca Givenchy levantou uma questão muito delicada e tratada por muitos como tabu. Riccardo Tisci, estilista à frente da marca desde 2005, adora uma polêmica e convidou a transexual brasileira Léa T. para ser uma das protagonistas.

Léa é sua assistente de longa data e modelo de prova. Ela mora em Milão e está prestes a se formar em Medicina Veterinária. As imagens foram capturadas por Mert & Marcus e seguem a mesma linha de jogos femininos e masculinos das últimas temporadas. A campanha tem ainda as modelos Mariacarla Boscono, Catherine McNeil, Malgosia Bela, Ming Xi, Joan Smalls, Simon Nessman, Jonathan Marquez e Paolo Rolden.

Model File: Transexuais

Citando ainda outros exemplos no mundo da moda, temos a modelo Isis King, que ficou conhecida por participar da 11ª temporada do reality show America's Next Top Model. Outra transexual que faz um tremendo sucesso é Amanda Lepore, musa de David LaChapelle, que já foi o rosto da MAC Cosmetics e da Nars.

Model File: Transexuais

Caroline Cossey (também conhecida como Tula) era uma modelo bastante conhecida na década de 80. Chegou a ser uma Bond Girl, porém sua carreia foi por água abaixo quando um tablóide revelou, sem sua autorização, que uma das Bond Girls, era, na verdade homem.

Três anos após toda a polêmica envolvendo a ex-Bond-Girl surge um novo nome na noite de Nova York, só que desta vez sem fazer mistério nenhum quanto à sua condição de transexual. Era Teri Toye, uma estudante de moda de Iowa, que virou musa do designer Stephen Sprouse (sim, ele mesmo, o artista das bolsas Louis Vuitton), e chegou a desfilar para marcas como Jean Paul Gaultier, Comme des Garçons, Thierry Mugler e Chanel.

Model File: Transexuais
Model File: Transexuais

Sem contar os editoriais para a Vogue Germany e ter sido fotografada por nomes como Steven Meisel, Nan Goldin e David Armstrong. Sua carreira foi tão meteórica quanto sua ascensão. Ano passado a BlackBook Magazine realizou um editorial com a modelo Nicole Richie inspirado no look de Teri. Hoje ela se dedica à preservação histórica, no estado de Iowa (EUA).

Em termos de veteranismo, Aleshia Brevard e April Ashley, que são alguns nomes menos conhecidos, porém que representam um grande passo na quebra de tabus e conquistas que envolvem as (os) transexuais.

Model File: Transexuais

Do Brasil, Léa T. é o 1° caso que tenho notícia. Porém ainda temos Roberta Close e Thelma Lipp, que mesmo sendo lindas, nunca tiveram uma relação estreita com a moda e focaram suas carreiras para o lado da televisão e do entretenimento.

O mundo editorial conta ainda com uma publicação voltada para este público. Trata-se da Candy Magazine, editada por Luis Venegas e que está em sua 1ª edição. Não que ela seja totalmente focada em transexuais, mas aborda o assunto de uma maneira nada clichê.

Model File: Transexuais

E se o nome da revista faz você se lembrar de Candy Darling você está certo. Candy era uma amiga próxima de Andy Warhol e uma das musas do artista. Foi fotografada por Richard Avedon, Cecil Beaton, entre outros grandes nomes da fotografia de moda mundial. Ela faleceu de leucemia em 1974.

Model File: Transexuais
Model File: Transexuais

Acredito que ainda há um grande caminho a ser trilhado para que a pluralidade ocorra de fato na moda. Existe ainda a questão dos modelos plus size, modelos negros, albinos, entre outros, porém, cada caso citado neste post mostra uma conquista para este grupo que se vê pouco representado na moda, e, acima de tudo, exemplos de persistência.

7 comentários:

  1. Amao!!!!!!!!! e adorei a dedicatória tsá!

    Qnd vi a campanha do Givenchy adorei pela androgenia, mas nem estudei a fundo para saber que rolava uma trans no meio. Arrasou nas corelações do post!!!

    bzú

    ResponderExcluir
  2. Aposto que a trans da Givenchy é a mais feminina. Digo isso seguindo a regrinha básica: "Na dúvida, se parecer mulher, é homem; e se parecer homem, é mulher.

    Quase sempre funciona.

    ResponderExcluir
  3. FANTÁSTICO. são essas lutas que temos que travar na moda. obrigada por acreditar tb!

    ResponderExcluir
  4. Amei toda a matéria, assim como a pesquisa e delicadeza do texto.
    Parabéns, Thiago!
    Bjs.
    Claudia Wonder

    ResponderExcluir
  5. Oi Tiago fiz um post sobre essa campanha da Givenchy e linkei o seu blog sobre o model file:transexuais.
    abraço!

    ResponderExcluir
  6. Muito bom o post.
    Adorei a pesquisa e
    as imagens!

    Beijo!

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails