terça-feira, 26 de outubro de 2010

Quando editores se tornam pauta

Anna Dello Russo para a 10 Magazine
Que famosos vendem em capas de revistas não é nenhuma novidade, porém, parece que o mercado editorial foi tomado por uma nova febre: editores de moda. Quando as modelos tradicionais são tratadas apenas como um padrão físico almejado e blogueiros elevados a nível de celebridade, os editores são uma opção com mais credibilidade e que expressam maior autoridade em questão de estilo, afinal, eles têm acesso a tudo que qualquer fashionista (não gosto muito do termo, mas cabe aqui) sonha.

Anna Dello Russo para a Hercules Magazine

Poderia citar aqui uma dezena de nomes, porém, Anna Dello Russo é a que mais exemplifica o que quero mostrar. A editora da Vogue Nippon já foi pauta de inúmeros veículos de grande repercussão, na maioria das vezes seu estilo extravagante e seu guarda-roupas (invejado por muitos) são o foco das matérias.
Anna Dello Russo para a 10 Magazine
Anna Dello Russo para a 10 Magazine

A última capa da 10 Magazine traz Anna de uma maneira muito despojada, comemorando o aniversário da publicação. Na Hercules Magazine N° 12, Dello Russo foi clicada por Giampaolo Sgura (o mesmo da 10 Magazine) e ganhou um perfil com duas páginas. Já na W Magazine foi fotografada por Juergen Teller (o mesmo que já clicou campanhas da Missoni, Celine, Marc Jacobs e Vivienne Westwood) em uma matéria intitulada "Little Miss Maximalist", que resume muito bem seu estilo.

Toda essa atenção em volta da editora me fez lembrar de outra Anna, que também é, digamos assim, um tanto quanto excêntrica, e da qual sou fã: Anna Piaggi, da Vogue Italia. Diferentemente da Dello Russo, Piaggi nunca teve tanta exposição na mídia, mas é muito conhecida e respeitada no meio. Amiga intima de Karl Lagerfeld e Stephen Jones, entre outros grandes nome da moda mundial.

Anna Piaggi
Anna Piaggi

Talvez uma das primeiras editoras a alcançar o status de ícone tenha sido Diana Vreeland, falecida em 1989, um dos grandes nomes história da Harper's Bazaar. Além de uma personalidade forte, Diana era dona de um estilo único, eternizado pelas lentes de Richard Avedon e Francesco Scavullo.
Diana Vreeland
Diana Vreeland

Grace Coddington, a ruiva mais respeitada do mundinho, fez o caminho inverso da maioria: começou como modelo na década de 60 para se tornar diretora criativa da Vogue America, uma das principais funções dentro da revista, trabalhando ao lado da todo-poderosa Anna Wintour, que assim como Carine Roitfeld e Franca Sozzani nem é preciso falar muito.

Grace Coddington
Grace Coddington

Em 2009, Grace ganhou notoriedade ao aparecer no documentário The September Issue, no qual fica evidente seu poder e influência dentro desta, que (não dá para negar) é uma das mais importantes publicações do mercado.

Neste time também podemos incluir Isabella Blow, que dentre todas as citadas, é minha favorita. A madrinha de Alexander McQueen, que cometeu suicídio em 2007, é com certeza uma das figuras mais extravagantes e que mais despertou interesse da mídia.

Isabella Blow

Além de musa do chapeleiro Philip Treacy, Blow participou de um filme de Wes Anderson em 2004. Também chegou a trabalhar diretamente com Ms. Wintour, porém foi na Tatler Magazine, ao lado de Michael Roberts, que ela se tornou respeitada.

Isabella Blow

9 comentários:

  1. Adorei o post!
    Digníssimo mencionar Diana Vreeland que abriu caminho para outras.
    Bj!

    ResponderExcluir
  2. assim ó: SENSACIONAL.
    ótima seleção de editoras. tipo uma aula, mesmo.
    sou tua fã. ^^
    =*

    ResponderExcluir
  3. awnnnnnn, Ti!
    você sabe que sou uma BIG fã sua, e pra mim, até hoje, esse foi um dos seus melhores posts!
    desse tempo todo que eu acompanho o Revue de Mode, esse foi o post que mais me identifiquei, achei demaaaaaaaaaaais!
    sem contar que amo os editoriais e capas de revistas com as poderosas chefonas por trás delas.
    xoxo, Rafa

    ResponderExcluir
  4. Incrível como peguei nojinho da Dello Russo justamente pela extravagância que me faz admirar outras, como Piaggi e Blow.
    Acho que tudo é questão de naturalidade, independentemente se você usa jeans e camiseta ou sai com botas de asa e echarpe de tigre.

    Claro que a competência no papel de editora não se pode negar, tento entender isso como uma forma de diversão - e sei que é -, mas não me agrada.
    Pra falar a verdade, prefiro as que ficam somente por trás, às vezes se sobressaem muito mais, até no quesito 'aparecida das roupas'.
    Mas algumas figuras exageradas me ganham a simpatia, confesso.

    ResponderExcluir
  5. Hi Tiago!!!
    Amei o post! Te confesso que sou super fã dessa geração mais nova (digamos assim) das editoras de moda e entre estas a Anna Dello Russo habita o topo das minhas preferidas, no entanto, a Anna Piaggi é outra pessoa de estilo inconfundível e que eu também admiro bastante, mesmo que ela não esteja sempre tão em foco diferentemente das demais. Enfim, parabêns a vc por ter tido a adorável idéia de traçar uma breve visita sobre nomes icônicos do universo das editoras de moda, tais como Isabella Blow e Diana Vreeland, nomes que marcaram época por onde passaram.
    Um grande abraço a vc!

    ResponderExcluir
  6. Fioravante! Que que isso?
    Esse post eu imprimo, contrário aos apelos ecológicos, preciso de um registro palpável sobre o material.

    Parabéns pela pesquisa, empenho e competência.

    Beijo.

    ResponderExcluir
  7. Eu também sou sua fã! Você sempre traz algo há mais, sempre informando/educando seus leitores. O que eu gosto da Anna Dello Russo é o fato dela usar aquilo que nem todo mundo acredita que funciona fora da passarela. Não sei se no mundo real efetivamente funciona, mas para ela rola..rs Eu sempre lembro quando ela começou a usar os vestidos transparentes, só com calcinha por baixo, todo mundo chocou. Mas, é só ver as fotos do baile de máscaras da Vogue francesa para perceber que todo mundo entrou na onda.
    Agora, extravagância com inovação, ninguem supera Isabella Blow, com certeza, ela faz e ainda fará muita falta para a moda. Também gosto da Vreeland e foi muito bom conhecer um pouco mais sobre ela e as demais que você posto. Bjs e parabéns!

    ResponderExcluir
  8. Just came across your blog, I love it! Definitely an instant follow....


    -Meg<3
    http://aamongthewillows.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Tiago, pauta ótima, post-aula. Parabéns.

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails