terça-feira, 22 de junho de 2010
Exposições celebram o trabalho de Cristóbal Balenciaga
O estilista espanhol Cristóbal Balenciaga é considerado um dos grandes mestres da Alta-Costura, sendo chamado inclusive de 'arquiteto da moda' e responsável pela criação de novas silhuetas, volumes e algumas peças ícones do guarda-roupa feminino.
Este ano, duas exposições celebram o trabalho deste grande criador. A primeira será inaugurada em novembro no Queen Sofia Spanish Institute, em Nova York. Intitulada de "Balenciaga: Spanish Master", esta é a primeira mostra que fará um resgate e análise da influência da cultura, das artes e da história espanhola no trabalho deste, que é um dos maiores criadores que o mundo já conheceu.
São cerca de 60 peças, que incluem o vestido de gala 'Infanta' de 1939, boleros de 1946, vestidos inspirados na cultura flamenca, dos anos 50 e 60, além do vestido de noiva da modelo Sonsoles Díaz de Rivera, filha da Marquesa de Llanzo, uma das musas do estilista, utilizado em 1957, por ela que mais tarde viria a ser vice-presidente da Fundación Balenciaga.
Algumas destas peças saíram direto de coleções particulares para a mostra, que será finalizada no mês de fevereiro. Entre os nomes por trás do projeto está o de Oscar de la Renta, estilista que morou por um período na Espanha e chegou a trabalhar na Maison Balenciaga. O curador será o renomado editor de estilo da Vogue America, Hamish Bowles.
A segunda mostra em questão, "Balenciaga: El diseño del limite", reúne cerca de 40 criações pertencentes à coleções do Gobierno Vasco e da Fundación Balenciaga. Está em cartaz até o dia 26 de setembro no Museo de Bellas Artes de Bilbao, na Espanha.
Ao contrário da primeira, a exposição não pretende fazer nenhum tipo de leitura sobre o trabalho de Balenciaga, e sim, induzir o espectador à refletir sobre o papel que a moda e o vestuário podem ter sobre o indivíduo e a comunidade.
Sobre Balenciaga:
Cristóbal Balenciaga (1895-1972) nasceu em uma pequena localidade do País Basco (no norte da Espanha). Filho de um pescador e uma costureira, com quem passava a maior parte do seu tempo, iniciou muito cedo no mundo da moda com apenas 12 anos. Patrocinado por uma de suas primeiras clientes, a Marquesa de Casa Torres, ele foi à Madri onde onde recebeu treinamento profissional. No ano de 1913 abriu um atelier em San Sebastián, sua terra natal, e em 1937 mudou-se para Paris, onde abriu sua Maison, que uma ao longo de três décadas, seria uma referência da Alta-Costura.
Em 1968 Balenciaga decidiu se aposentar e focar o trabalho de sua marca no prêt-à-porter, que ganhava cada vez mais espaço no mundo da moda. Com a morte de seu fundador, a Maison já teve nomes como Emanuel Ungaro e André Courrèges na direção criativa, e desde 1997 tem Nicolas Ghesquière à frente da marca, que em 2001 foi comprada pelo Grupo Gucci.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Hi!!!!! Excited to know about info here. I would like to share this site www.kaneesha.com from where I purchased a east-west combination of dress,just check out the site they have glamorous collection of bollywood style apprel.
ResponderExcluirQue linda a quarta foto! Super Audrey, assim como as roupas...
ResponderExcluirAvisa a minha família que eu quero usar sapatos balenciaga e roupas Comme des Garçons no meu velório, ok?
beijosmeliga
Gente que coisa linda! Só de ver as fotos estou aqui babando... já pensou ver essas exposições ao vivo?! Beijos e parabéns pelo post, sempre interessantes.
ResponderExcluirLindas as roupas, lindo o blog!
ResponderExcluirComo faz pouco tempo que fiz um blog, estou maravilhada com esse. Parabéns!
Sou uma Madura que corre atrás.
Gamei!
ResponderExcluirUal! Que post lindo! Quero muito ir!
ResponderExcluir