quinta-feira, 8 de outubro de 2009
Adeus a Irving Penn (1917-2009)
Faleceu nesta quarta-feira, 7 de outubro aos 92 anos, um dos maiores nomes da fotografia mundial, o norte-americano Irving Penn. Peen foi responsável por uma revolução em inúmeros gêneros fotográficos, porém, sem sombra de dúvidas, o da fotografia de moda foi onde teve mais impacto.
A estética de Penn consiste em criar uma beleza elegante e simples, constituída de um rígido formalismo e sensibilidade fora do comum. Ele estudou no Philadelphia Museum School of Industrial Art de 1934 à 1938, e trabalhou como assistente na Harper's Bazaar em 1939.
A beleza de seu trabalho lhe rendeu ainda, nos anos 40, uma oportunidade de emprego na Vogue americana, para a qual chegou a realizar mais de cem capas, na época em que o editor era Alexander Liberman, um dos principais na história da revista.
Penn optou desde o início por fundos simples ao invés de cenários elaborados, explorando diferentes poses dos modelos ou objetos fotografados, reafirmando assim, que na fotografia o principal elemento é o olhar do fotógrafo, que em seu caso estava baseada na singularidade, sensibilidade, minimalismo e atemporalidade.
Em sua carreira Penn fotografou desde modelos, celebridades, artistas, objetos sem vida à aborígenes. Nos anos 50 casou-se com uma de suas modelos preferidas, Lisa Fonssagrives, uma das primeiras supermodelos, falecida em 1992, com quem tem um filho, Tom.
Aqui um retrato do fotógrafo, feito por Jasper Johns, em Nova York, no ano de 2006:
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Essas fotos selecionadas são incríveis!
ResponderExcluir