quinta-feira, 30 de julho de 2009

Model File: Albinos

Shaun Ross e Diandra Forrest para a Osklen
Cada vez mais modelos negros, asiáticos e de etnias diferentes são recrutados pelas agências em todo o mundo. O número ainda é pequeno se comparado ao de modelos brancos e o assunto já foi tema de inúmeras discussões e debates entre agências, marcas e veículos de comunicação.

Qual é o seu modelo albino preferido? Pergunta difícil, já que eles estão à margem deste sistema por serem ainda mais "exóticos". Neste post você vai conhecer alguns deles que tem se destacado em revistas, desfiles e campanhas internacionais.

O albinismo é uma doença genética que altera a produção da melanina, pigmento que dá cor à pele, olhos e cabelo. Por muito tempo os albinos foram tratados como anomalias, chegando a serem exibidos como atrações circenses, como é o caso da família de Rudolph Lucasie, ou até mesmo perseguidos e assassinados em algumas tribos africanas, que acreditam que o seu corpo tem poderes sobrenaturais, sendo motivo para deceparem parte de seus corpos para serem utilizados em rituais religiosos.

Um dos primeiros personagens que se tem notícia sobre ser albino é o personagem bíblico Noé, citado em um dos livros apócrifos como sendo “uma criança de pele e olhos tão alvos que parece ser filho de anjos”. Não colocando em jogo a veracidade desta história, o personagem deu nome a uma organização norte-americana chamada NOAH (National Organization for Albinism and Hypopigmentation), que se dedica a desmistificar e propagar informações sobre o albinismo.

Connie Chiu
A chinesa Connie Chiu é, talvez, a que esteja a mais tempo no mercado. Nascida em 1969, em Hong Kong e aos 7 anos sua família mudou-se para a Suécia, onde o clima frio escandinávo seria menos agressivo à sua pele e olhos. Ela trabalhou para grifes do escalão de Jean Paul Gaultier e foi fotografada por nomes como Terry Richardson, Paul Burley e Nick Knight.
Conne Chiu fotografado Camilla Stephan para a Vice Magazine
Conne Chiu

Diandra Forrest
Diandra Forrest é de uma safra mais nova de modelos. Ela foi descoberta pelo jovem e talentoso fotografo Shameer Khan enquanto passeava pelas ruas de Nova York. Pouco tempo depois já tinha contrato assinado com uma das maiores agências do mundo, a Elite Models.
Diandra Forrest fotografada por Shameer Khan
Diandra Forrest fotografada por Shameer Khan

Shaun Ross
Shaun Ross, assim como Diandra, é um afrodescendente, e devido à sua condição de albino é clasificado nos castings como loiro. Recentemente, a Osklen contratou ele e Diandra pra serem protagonistas da campanha de inverno, fotografada por Karl Simone.

As semelhanças com Diandra não terminam aí, já que ele foi descoberto, aos 16 anos, pelo mesmo fotógrafo. Já pegou desfiles de Patrik Ervell e Tim Hamilton, além de inúmeros editorias e campanhas. Recentemente o The New York Times publicou um artigo sobre o modelo, que você pode ler aqui.
Shaun Ross fotografado por Clayton Cubitt
Shaun Ross para a Blend Magazine

Alyosha Quooss
Alyosha Quooss é alemão, agenciado pela espanhola Trend Management, de Barcelona. Além de trabalhar como modelo, ele também faz ilustrações e já teve trabalhos publicados em alguns veículos de grande repercurssão na Espanha.
Alyosha Quoss
Alyosha Quooss fotografado por José Begega

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails