quarta-feira, 15 de julho de 2009

Sessilee Lopez para o NY Times

Sessilee Lopez para o NY Times
Sessilee Lopez para o NY Times
Sessilee Lopez para o NY Times
Sessilee Lopez para o NY Times
Sessilee Lopez para o NY Times
Sessilee Lopez para o NY Times
Sessilee Lopez para o NY Times
Sessilee Lopez para o NY Times
A modelo Sessilee Lopez protagoniza o editorial “Are you calling me Alaïa?” clicado pelo fotógrafo londrino Alasdair McLellan, com styling de Andrew Richardson publicado na seção de moda do site do The New York Times.

O artigo relembra um pouco do estilo do designer tunisiano Azzedine Alaïa, que deixou sua marca na moda com seus vestidos bandagem, peças em couro e estampas animais.

Tão grande é sua influência na moda, que não é raro encontrar peças inspiradas ou semelhantes àquelas criadas por ele nos anos 80. No ensaio aparecem criações de estilistas marcas como Dior, Comme des Garçons, Jil Sander e Stella McCartney.

Eu já falei dele aqui no blog, mas nunca é demais falar de um gênio. Azzedine nasceu na Tunísia, onde estudou Belas Artes e especializou-se em escultura. Na década de 50 mudou-se para Paris, e logo começou a trabalhar como assistente em casas de moda.

Nesse período percebeu que as roupas eram confeccionadas de forma quase assexuada, já que era grande o número de mulheres que entravam no mercado de trabalho e ocupavam posições antes exclusivamente masculinas e as confeccções interpretaram isso como se as mulheres desejassem utilizar roupas masculinizadas.

Alaïa decidiu fazer o caminho inverso e começou a criar peças inspiradas nas formas do corpo feminino. Trabalhou para maisons como Dior, Thierry Mugler e Guy Laroche, até abrir seu próprio atelier no final dos anos 70. Em 1982 apresentou sua primeira coleção de “ready-to-wear” na capital francesa.

O sucesso foi enorme e em 1985 o Ministério da Cultura da França o nomeou como designer do ano e Azzedine inaugurou suas primeiras lojas fora da Europa, em Nova York e Beverly Hills.

No meio dos anos 90, com a morte da sua irmã, ele sumiu do cenário fashion, porém continuou à criar para clientela particular. No ano 2000 vendeu sua marca para o Grupo Prada, e a recuperou recentemente.

Entre as celebridades que são fãs do estilista estão Grace Jones, Tina Turner, Madonna, Naomi Campbell (que ele trata como se fosse uma filha), Stephanie Seymour, Carine Roitfeld e Carla Sozzani.

2 comentários:

  1. Que linda esta modelo. Em algumas fotos o rosto dela não parece real.

    ResponderExcluir
  2. Que linda! A segunda foto de cima pra baixo ficou absolutamente perfeita. O cabelo da modelo é altamnte invejável também.

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails